O Preço do Homem

Por nada fostes vendido - Isaias 52:3 O plano de salvação e resgate do homem é o maior projeto destinado à humanidade, Deus na sua infinita bondade e amor não mediu esforços para salvar, redimir, restaurar e justificar o homem que criara segundo a sua imagem e semelhança, só e unicamente por amor. João 3:16. Quando olhamos a trama do Éden verificamos que o homem ficou refém do pecado, vendido por preço algum.
I – O Preço do Homem
· A liberdade - Deus criou o homem livre. Na sua casa, o homem podia decidir o que bem quisesse inclusive se queria a Deus como o seu Senhor. A árvore no centro do jardim, era o ponto de decisão, por ela o homem poderia decidir se queria ou não continuar como servo de Deus.
· A Decisão - O homem, infelizmente decidiu errado. Eva foi enganada, o homem não. Adão vendeu a sua liberdade a preço de nada. Adão não argumentou, nem protestou, simplesmente aceitou ignorando a ordem divina: não coma desta árvore. O preço desta decisão foi a morte. Romanos 6:23.
· A Consequência – O homem ficou em situação desfavorável diante de seu Criador, não podia fazer nada para reaver a liberdade perdida, ficou refém do adversário, o diabo, que passou a dominá-lo com práticas que cada vez mais afastava a criatura de seu Criador.
II – O Preço de Deus
· Quanto custa? - Ó vinde e comprai sem dinheiro. Isaias 55:1b – Se o homem foi vendido por nada, Deus, em sua justiça, o recompra, também sem preço. Lá no Éden o homem adquiriu o pecado de graça, mas no mesmo pacote estava a morte. Esta morte lhe tirou o direito de viver eternamente em Deus.
· A condição – Somente o que se ganha de graça pode superar ou comparar-se ao que se dá de graça. O dinheiro não compra o amor. Assim sendo, o homem não pode comprar de volta a liberdade perdida. O dono da vida é Deus e somente a bondade de Deus pode reaver o homem.
· A dispensação da graça – No tempo devido, aprouve a Deus na plenitude dos tempos, Gálatas 4:4. Reaproximar-se do homem, sem lhe cobrar nada. Se com um sim, o homem vendeu a sua alma, Deus condicionou o seu retorno a apenas outro sim. João 1:12.
III – Conclusão
O evangelho é o anúncio da boa nova de salvação. Jesus, o filho de Deus veio proclamar a salvação, Lucas 4:18. O retorno do homem para Deus é apenas um sim, este sim é maior que o sim para o pecado, pois ao pecar o homem não sabe que a conseqüência é a morte, mas o Sim para Jesus é salvação. Rm 10:10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário