Os símbolos vitais da igreja


Como tudo, ou toda idéia que se preza necessita de um simbolismo para a sua identificação e personalização, a igreja cristã, também necessita de símbolos, basta olhar para toda empresa e logo se verá uma marca que a representa facilitando a identificação imediata. Ora, Jesus, o maior de todos os gestores, foi maior criador de marcas. falou do reino de Deus o tempo todo apresentado símbolos, dando exemplo terreno e contando parábolas alusivas para marcar a sua idéia, vamos averiguar algumas delas:

I - Os Exemplos Terrenos

A Vinha - Mc 12:12 A vinha é sinônima de trabalho, mas também de properidade e prazer, pois o produto de seu fruto alegra o coração do homem. O reino de Deus é trabalho, vida próspera e alegria para o coração, pois sobrepuja a qualquer fonte de alegria meramente humana.
A Pérola - Mt 13:45. A pérola dá a característica de preciosidade, beleza e realeza. Na parábola, Jesus apresentou um personagem que vendeu tudo o que tinha para comprar uma única pérola. Simboliza aqueles que estendem a nobrezado reino de Deus e tudo deixam para dedicarem-se unicamente a ele.
A Semente - Mt 13:14. A semente precisa ser enterrda para voltar a viver. assim, Jesus quis falar de si mesmo e também de todos os que se propõe a discípulo, pois se não morrer não poderá ter a vida. É necessário nascer de novo. isso só é possível se morrer, caso contrário jamais nascerá para a Vida Eterna.

Estes simbólos tem a dinâmica do reino, pois o reino de Deus alegra o coração, como a alegria do vinho; a preciosidade de tudo o que circunda o reino de Deus tem a semelhança da pérola, pois nele está o Rei dos reis. Como a semente, cada palavra plantada na terra fertil do coração, a seu tempo dará bom fruto.


Cuidemos do simbolismo do reino de Deus com zelo... Continua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário